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Tendências e Motivações: Um Estudo sobre o Crescimento dos Consórcios no Brasil
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27/03/2024

Tendências e Motivações: Um Estudo sobre o Crescimento dos Consórcios no Brasil

Um estudo revela os motivos por trás do aumento dos consórcios. Com base em 1.600 entrevistas, tanto qualitativas quanto quantitativas, a ABAC analisa a evolução dessa modalidade nos últimos anos, utilizando depoimentos de especialistas e usuários.

No ano anterior, o Sistema de Consórcios alcançou números impressionantes, com a venda de 4,18 milhões de cotas e um volume de negócios de R$ 316,70 bilhões, envolvendo 10,29 milhões de participantes e estabelecendo diversos recordes históricos.

Para avaliar esse desempenho e as expectativas para o ano atual, a ABAC recomendou uma pesquisa à Kantar, Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria da WPP. O estudo, realizado entre dezembro de 2023 e janeiro, teve abrangência nacional e consistiu na quarta pesquisa consecutiva realizada nos últimos anos, entrevistando 1.600 consumidores em diferentes situações.

O objetivo foi coletar dados quantitativos para comparação com pesquisas anteriores e obter novas informações. A amostra incluiu igualmente homens e mulheres, com idades entre 18 e 45 anos, distribuídos em diferentes classes sociais.

Além disso, uma fase qualitativa incluiu grupos de discussão com homens e mulheres das classes A, B e C, com idades entre 29 e 57 anos, tanto para consorciados de imóveis quanto para os de veículos.

Em 2023, houve estabilidade com 45% da amostra incluída por consorciados que já foram adquiridos pelo menos uma vez, enquanto aqueles que realizaram dois ou mais planos de consórcio aumentaram de 13% em 2022 para 14% no ano passado.

A comparação entre pesquisas anteriores mostrou um aumento no interesse pelo consórcio, com 45% dos entrevistados tendo aderido uma ou mais vezes, representando um crescimento de nove pontos percentuais desde 2020.

Observei-se também uma redução ao longo dos anos no número de entrevistados que desconheciam os consórcios.

Os comportamentos dos perfis controlados e impulsivos mostraram diferenças na aquisição de bens de alto valor, com os primeiros sendo mais ponderados em relação à previsão financeira, enquanto os segundos agiam mais por impulso.

Os automóveis foram apontados como os mais procurados pelos usuários, seguidos por motos e imóveis. Houve um aumento no número de consorciados de veículos leves em comparação com anos anteriores.

As principais motivações para participar de consórcios variaram de acordo com os objetivos individuais, com destaque para a economia, parcelas compatíveis com a renda e menores custos em comparação com outras formas de aquisição.

Uma pesquisa também revelou que o ritmo do mercado foi um fator importante na decisão de adesão a um consórcio, gerando confiança na administradora.

Entre os motivos para o cancelamento de adesões, o aumento no valor das parcelas foi o mais relatado, seguido pela incapacidade de pagamento.

Apesar das justificativas de cancelamento, houve uma redução na taxa de cancelamentos entre 2022 e 2023, proporcionando uma maior satisfação dos participantes.

Quanto aos objetivos futuros, a maioria dos investidores investe em imóveis ou veículos leves, tanto para lazer quanto para uso profissional.

Em resumo, uma pesquisa qualitativa revelou os principais motivos por trás do aumento do interesse e das adesões aos consórcios no ano passado, destacando o conhecimento financeiro dos participantes e a importância do planejamento na tomada de decisões.

 


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