O novo jeito do brasileiro financiar o carro

Newcon - O novo jeito do brasileiro financiar o carro

Durante muito tempo, financiar o carro com obtenção de crédito bancário foi a única opção para os brasileiros adquirirem um veículo. O preço alto dos automóveis em comparação ao valor médio dos salários dificulta a concretização desse sonho sem o apoio de uma instituição financeira.

Contudo, muitas pessoas já descobriram outra forma de adquirir o veículo sem pagar altas taxas de juros: o consórcio. Quer saber por que ele pode ser a melhor opção para você? É só continuar a leitura!

 

Como funciona o financiamento bancário

 

A Caixa Econômica Federal, que geralmente apresenta as menores taxas para financiamentos, cobra pelo menos 1,49% de juros ao mês. Nessa modalidade, o interessado tem o direito de financiar até 80% do valor do veículo.

O cliente ganha até 60 meses para pagar a dívida e tem o saldo liberado de acordo com o relacionamento que mantém com o banco. Há ainda a opção de solicitar uma condição especial caso o interessado adquira também um seguro auto Caixa (outro produto da instituição).

O benefício só é concedido após a aprovação de crédito, feita mediante a avaliação dos seguintes documentos:

 

- Carteira de Identidade;

- CPF regular na Receita Federal;

- Apresentação do DUT ou nota fiscal do veículo;

- Entrega de formulário do Detran que demonstra a inexistência de débitos no automóvel.

 

Enfim, o cliente precisa atender a uma série de requisitos, aguardar a análise da instituição financeira e pagar as parcelas em dia para não perder o veículo. Há ainda que se considerar que o pagamento de 1,49% ao mês de juros representará mais de 12% ao ano, uma vez que há juros compostos. Sendo assim, o exemplo abaixo demonstra um valor aproximado do que o cliente pagaria ao final de todas as prestações:

 

Preço de compra: R$ 35.000,00

Juros mensal: 1,49%

Valor da parcela: 460,00

Total pago pelo veículo após quitação: R$ 55.600,00

 

Jeito mais fácil de financiar o carro

 

O consórcio de automóvel é a maneira mais simples de financiar o carro sem pagar juros compostos. Logo, isso significa economia de dinheiro em médio e longo prazo.

Como funciona o consórcio de carros? O interessado procura uma administradora credenciada no Banco Central e ingressa em um grupo de participantes que buscam pelo mesmo valor da carta de crédito. É determinado um valor mensal a ser pago e o total de parcelas fixas. Só é incluída a cobrança de uma taxa administrativa, que também entra no cálculo da parcela.

A partir do primeiro pagamento o cliente já pode ter sorteado para receber a carta de crédito. Caso tenha pressa, ele tem a opção de dar um lance maior para ampliar sua chance. Após ser contemplado, o participante só precisa se dirigir até uma concessionária e apresentar a carta de crédito para efetuar a compra do veículo. Lembrando que isso não o isenta de continuar pagando as prestações mensais.

Portanto, o consórcio é a forma mais simples e rápida de financiar o carro e ainda não aplica taxas mensais de juros. Ficou interessado em conhecer mais sobre a modalidade? Fale com um de nossos consultores e esclareça suas dúvidas!

Quer saber como
investir seu dinheiro?