Formas de ser contemplado no consórcio

A contemplação é um dos momentos mais esperados pelos participantes de um consórcio. Ela pode acontecer através de um sorteio ou lance, sempre nas reuniões de assembleia dos grupos.

Newcon - Formas de ser contemplado no consórcio

A contemplação é um dos momentos mais esperados pelos participantes de um consórcio. Ela pode acontecer através de um sorteio ou lance, sempre nas reuniões de assembleia dos grupos.

Quando se fala em consórcio, existem duas formas de contemplação: sorteios e lances. Ambos ocorrem nas assembleias gerais ordinárias, levando em consideração todas as regras estabelecidas em contrato e também a disponibilidade do caixa do grupo. A contemplação nada mais é do que a atribuição do crédito ao consorciado para a compra do bem ou contratação do serviço desejado.

Os sorteios são realizados a partir do número de cotas de cada participante, considerado o saldo dos grupos para as contemplações. O benefício neste caso é que cada participante concorre em condições de igualdade com os demais. Para participar dos sorteios, o único requisito exigido é que a pessoa esteja com os seus pagamentos em dia.

Em uma assembleia, um ou mais participantes do grupo são sorteados para receber sua carta de crédito, não importando o número de prestações que já tenham pago. Assim, o sorteio funciona como uma forma de definir a ordem de recebimento do crédito, já que todos os participantes do grupo irão receber até o final do plano.

O lance é para quem tem mais pressa e quer ter acesso ao crédito, aumentando as suas chances de contemplação. É o direito do consorciado de concorrer à contemplação mediante antecipação de parcelas. Será contemplado aquele que fizer a maior oferta e os critérios para desempate de lances são definidos em contrato.


Dentro do consórcio existem dois tipos de lance: em espécie e embutido. O lance em espécie é ofertado com os recursos próprios do consorciado. É então que o contemplado recebe o crédito total correspondente ao valor do bem ou serviço, que está previsto no contrato. O lance embutido consiste em utilizar uma parte do valor do crédito buscado como oferta. O
participante utiliza uma parte do crédito que ainda irá receber para fazer o lance. Isso pode ocorrer com parte do crédito do próprio consorciado ou até mesmo com recursos da conta vinculada ao FGTS.

Quer saber como
investir seu dinheiro?